Significâncias...

Quando manifestou em mim um suave desejo de criar um blog, passaram pelos meus pensamentos algumas palavras, alguns possíveis nomes para o evento. Nomes são coisas muito complicadas para quem possui uma mente funcionada pela visualidade. Sou daquele tipo de gente, que ao encontrar com uma pessoa que há muito não vê, recorda a cara mas o nome, nem pensar! Mas eu gosto das palavras. Pra mim elas têm gosto, cheiro e cutucam meus sentidos. Como a imagem. Lendo Mário Quintana encontramos a pérola: "Para que nomes? Era azul e voava..." Há verso mais belo e útil que esse para uma pessoa como eu? Nelson Rodrigues, no seu texto "A valsa número 6", faz os nomes subirem pelas pernas da personagem e quando leio e vi sua interpretação, imaginei formigas lava-pés subindo pelo seu corpo como tanques de guerra numa batalha interminável! Como gosto daquele texto, por causa dessa passagem... como conseguem esses poetas/escritores falarem tanto da gente assim...? Pois é assim mesmo que me sinto, nesse bombardeio histórico de palavras, desde a criação da escrita, dividindo o tempo, criando marcos entre aquilo que é ou não é história! E o meu medo quando desse assunto em sala de aula, que os alunos pensem que não havia vida antes da escrita, já que não teria história! Tudo bem, meus colegas me tranquilizam, dizendo que os autores estão revendo essa questão ou que há contradições a esse respeito, mas mesmo assim mete medo! Então, voltando ao título do blog, resolvi colocar esse lá em cima: significâncias... porque pra mim é importante o significado das coisas ou melhor, é importante fazer com que a nossa vida tenha significado. Um significado verdadeiro, perceptivo, com cheiro, gosto, tato! Essas coisas que esquentam o interior da gente e altera um pouquinho nossa respiração. Que faz brilhar os olhos. Que planta saudades dentro da gente, saudade que faz contar histórias da nossa vida. A vida é a coisa mais importante. Ela precisa ser cuidada com responsabilidade. Coisa essa que não acontece. Ela transformou-se historicamente em produto para barganhas em nome do poder ou poderes. E a luta pela vida bem vivida só pode ocorrer se houver significado. Se houver sentido em viver. Pelo amor a alguém, por uma causa, pelos prazeres do corpo, pelo desejo de desvendar os segredos do universo, pelo saber, pelo riso, alma, corpo, mente...sei lá... pra isso é preciso liberdade... alimento... casa... proteção... sol... água... ar... beleza... flores... pensamento... opinião... vontade... busca... arte... ciência... tecnologia.....................só que para todos! Todos...

2 comentários:

sandro so disse...

Então serei o primeiro a comentar? hehehe Mantenha o blog. Tá bonito, o fundo preto com o colorido de certas imagens e letras. E coloque também suas "visualidades". Pq não? Poetas e escritores às vezes escrevem demais, grafam demais, e sobre nada. Pura necessidade pessoal que teimam em compartilhar com os outros. Bj

Marisa. disse...

Para mim é uma honra ter você fazendo o primeiro comentário. Durante esses dias estive pensando sobre ele, como já disse a você. Afinal, para que se criam blogs? É para nossa satisfação pessoal ou para contribuir com alguma coisa em algum lugar dentro de alguém e este refletir no seu espaço externo, no mundo? Outra coisa: escritora eu não sou, poeta também não, e agora? As minhas visualidades... é, pode ser... as minhas visualidades e o meu desejo de gritar alto! Obrigada pelo apóio e por estar "por perto". Beijos e beijos. Marisa.