Lugar e hora das crianças?

.
Crianças conduzindo crianças. Essa foi minha impressão ao ver tantas crianças no show do Rappa neste domingo no Guará. Mães muito jovens, passavam por mim em meio à fumaça de cigarro, de maconha, cheiro de álcool e muitas pessoas, sem falar no som altíssimo! Passavam em meio a todo o tumulto segurando de um lado a criança e do outro o celular...

Definitivamente lugar de criança à noite é no aconchego da sua casa, escutando estórias, brincando, ouvindo uma música suave, para no máximo 10h ir dormir... para o hormônio do crescimento agir, para que cresça saudável, atenta e tranquila.

Minha intenção com essas palavras não é condenar às mães e pais que levam seus filhos para a noite e colocam seus pequenos corpos, mentes e espíritos em perigo, mas sim defender o direito dessas pessoinhas de crescerem saudáveis. Certamente o comportamento de muitos de nossos alunos se justifica nessa prática, nesse comportamento de pais e mães incosequentes. Quando chegam na quinta série, recebemos meninas e meninos que não conseguem se concentrar na leitura, desenvolver uma sequência lógica de idéias com continuidade, memorizar operações básicas de matemática... são muitas vezes inseguras, agitadas e agressivas. Sofrem muito por estarem nessas condições e a partir daí passam a sofrer mais ainda as consequências de ações desferidas sobre elas, dando continuidade a um ciclo de sofrimentos, com humilhações em sala, gritos dos pais, direções e professores; apanham, são lhes depositadas valores como irresponsáveis, menos inteligentes e tantos outros, sem que tenham a menor culpa pela condição que se encontram. Nesse quadro chega a Ritalina, como salvação, mas que não passa de mais um aprisionamento e violência contra essas pessoinhas. Reprovações, envolvimento com drogas e suas consequências torna-se mais fácil nesse contexto.

Este é apenas um desabafo reflexivo... pois são tantos os abandonos...

.

2 comentários:

Carrijo disse...

Excelente reflexão. Poderia ser publicado em algum jornal e, se mais desenvolvido, numa revista especializada em educação ou até mesmo nesses periódicos destinados a "pais e filhos". A frase final arremata o raciocínio, estimula a continuidade de idéias e deixa a angustia no leitor. Parabéns. Bjs. Li.

Palhaços em Cena disse...

Trabalhando em escolas, dá para perceber bem a verdade do que você escreveu. Principalmente quando estes mesmos pais e mães só aparecem lá para cobrar de todos aquilo que eles deveriam fazer e não fizeram. Ou para defender os filhos daqueles que "os perseguem", seus pobres bibelôs humanos. Provocar a reflexão e a discussão realmente é uma boa contribuição nesse assunto... (Zildo - Palhaços em cena é um nome que não consigo mudar na minha conta...rsrs...)